Menu

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Que gigante? Que despertar?


De acordo com minha última postagem o Vasco havia, finalmente, despertado contra o maior rival, Flamengo. Ontem vimos a final da Taça Guanabara (primeiro turno do Campeonato Carioca) em que o Fluminense arrasou o Vasco! Esse é o Gigante? Despertou mesmo?

Utilizei o termo "Gigante" porque é como o Vasco é conhecido. Então, o Gigante  despertou na quarta-feira, mas um outro gigante acordou ontem. O Fluminense. Quem assistiu o Brasileirão 2011 viu que os times do segundo turno foram Fluminense, Vasco e Corinthians. Tive esperanças que essas três equipes começariam 2012 voando! Mas apenas Vasco e Corinthians vinham bem. O Flu não havia encaixado seu futebol ainda.

Isso até ontem. A primeira partida que eu vi o time do fim de 2011 entrar em campo! Até aqui o Tricolor só vinha jogando bem contra times pequenos ou mandando mal quando enfrentavam um grande. Curiosamente, o único time grande que o Fluminense tinha jogado bem havia sido o Vasco, mas mesmo tinha perdido. Ontem o quarteto funcionou, a marcação encaixou e o Fluminense ganhou!

E o Vasco? Não tinha despertado? Pra mim, o despertar do Vascão foi em 2011 ao ganhar a Copa do Brasil. Aquele título mostrou que tinha uma mudança na atitude do time que há anos não ganhava nada! O time seguiu fazendo um Brasileirão incrível e começou 2012 voando! Estava 100% no Cariocão até enfrentar o Fluminense na final da Taça Guanabara. 

O que houve ontem? O Gigante do futebol brasileiro que havia despertado para o futebol em 2011 e que derrubou o maior rival no dia 22 de fevereiro, foi derrubado sem reações pelo Fluminense. Sim, foi um show  de tática e futebol, mas faltou Vasco. O Fluminense voltar ao seu melhor futebol contra o Vasco em clara ascensão seria o melhor jogo de 2012 em território nacional, mas esse Vasco não entrou em campo.

O jogo não foi ruim. Sabe porque não? Porque o Fluminense voltou! Mostrou sua força em 2012 e tem tudo para ir longe! Se o Vasco vai ou não, é outra história... Mas o Fluzão está com força total!

Esse foi o padrão tático da partida no momento de domínio total do Fluminense: a muita movimentação e marcação cerrada do Flu anularam o 4-3-3 sem distribuição do Vasco; no ataque o quarteto formado por Deco (melhor jogador da partida que voltava pra ajudar na saída de bola e dava o último passe), Thiago Neves (aberto na direita recuando um pouco na marcação e chegando a frente), Nem (aberto na esquerda para dar velocidade no ataque e acompanhar o Fagner na marcação) e Fred (como referência). Um show! 

No fim do jogo o Fluminense se prendeu atrás, enquanto o Vasco partiu para um 3-3-4 que não chegou a ser desorganizado apenas um pouco desesperado, mas mesmo assim botou sufoco no Flu!

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários neste blog são livres para todos! Estamos aqui para expor nossas opiniões e isso começa de mim e vai até cada um de vocês! Por favor não tenham vergonha! Seus comentários serão sempre bem-vindos.

OBS: Os comentários não são inspecionados, então vamos manter o nível sem usar palavrões, xingamentos ou algo indecente. Obrigado por visitarem o blog!