Menu

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O mesmo Mano


Hoje saiu a convocação da Seleção Brasileira para o jogo contra a Bósnia, no próximo dia 28. Preciso dizer que discordei? Acredito não. Mas preciso dizer que discordar seria uma reação pequena para o que senti. Depois de ler o texto que o jornalista do Sport André Rizek publicou em seu blog Carta-Bomba (recomendo a leitura) minha opinião se reforçou ainda mais.

Na verdade, pensei em convocar Kaká, mas mudei de opinião sobre a lista de convocados pelo ponto de vista que o Rizek citou. Não podemos parar no tempo com jogadores que não são mais os mesmos. Kaká, por exemplo, sofreu (e ainda sofre) com lesões que tem atrapalhado no seu rendimento dentro de campo e, por isso, não está em condições de integrar a seleção. Ronaldinho Gaúcho tem, na minha opinião, um problema pior: falta de vontade! Venhamos e convenhamos, ambos são craques, mas estão jogando bola o suficiente para estarem na seleção? Não. O que Mano falou sobre Ronaldinho (projeto para a Copa de 2014) é furado para mim. Se hoje, aos 31 anos, ele não se esforça para jogar ele vai querer aos 33/34 anos? Não consigo ver assim. 

Entrando mais na convocação em si, eu não concordo com algumas presenças e com algumas ausências. O próprio Rizek citou um cara que está jogando mais que qualquer um desses (incluo o Ganso aqui), no momento: Oscar! Por que ficou de fora? Quem sabe?! É o mesmo Mano do ano passado! Com convocações "estranhas"! 

Desconsiderando os nomes que discordo na convocação de Mano (Alex Sandro, Adriano, Fernandinho, Jonas e Ronaldinho Gaúcho) e os que eu acho merecedores de reposição (Luisão, Danilo e Elias) aí vai a minha convocação se eu estivesse no seu lugar!

Goleiros
Júlio César
Diego Alves

Zagueiros
David Luiz
Thiago Silva
Dedé
Mário Fernandes

Laterais
Daniel Alves
Maicon
Fagner
Marcelo
Fábio

Volantes
Sandro
Lucas Leiva
Luiz Gustavo
Ramires

Meias
Hernanes
Oscar
PH Ganso
Lucas 

Atacantes
Neymar
Leandro Damião
Alexandre Pato
Hulk

Essa seria minha convocação! Júlio César e Diego Alves são os melhores goleiros brasileiros do momento (Jefferson vem logo após); Daniel é muito bom jogador (especialmente no meio/ataque), Maicon é o melhor lateral do mundo em saber equilibrar defesa com ataque (minha opinião) e Fagner é uma ótima revelação; do lado esquerdo, Marcelo e Fábio são as opções (o segundo joga dos dois lados); na zaga Dedé, Thiago Silva e David Luiz são os melhores jogadores para a 'zaga central', enquanto Mário Fernandes seria opção para a zaga e a lateral direita.

Sandro e Lucas ganham do Rômulo na briga pela vaga de 1º volante e Luiz Gustavo e Ramires como 2º (o último pode atuar um pouco mais a frente). Hernanes e Oscar são os meias armadores em melhor condição, enquanto PH Ganso, apesar do grande talento, ainda é uma dúvida! Lucas brigaria por uma vaga um pouco mais a frente! Neymar e Damião são titulares absolutos e os outros dois sãos os melhores reservas possíveis.

Como montaria o time? Teria duas opções: 1ª: 3-5-2; 2ª: 4-2-3-1. Na primeira opção, a escalação seria assim: Júlio César; Dedé, Thiago Silva, David Luiz; Maicon, Sandro, Hernanes, Oscar/Ganso, Marcelo; Neymar, Leandro Damião. Dessa forma o time teria força defensiva com o trio de zaga, Sandro na proteção e Maicon e Marcelo que são laterais que funcionam na marcação (principalmente Maicon) e força ofensiva com o apoio dos mesmos laterais, Hernanes (que auxiliaria na marcação) e Oscar ou Ganso (depende de como o Ganso estiver na época) na armação e Neymar juntamente com Damião no ataque. Seria um ótimo time!

No 4-2-3-1 eu escalaria o time da seguinte forma: Júlio César; Maicon, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo; Sandro, Lucas Leiva, Hernanes, Daniel Alves/Lucas, Neymar; Leandro Damião. A defesa seria uma linha de quatro tão forte quanto a outra já que Sandro e Lucas Leiva fariam a proteção conjuntamente. Hernanes faria a armação vindo de atrás e se aproximando dos atacantes. Aí está outro ponto. Daniel Alves e Lucas brigariam pela vaga pela direita (a princípio o Daniel seria titular) enquanto Neymar estaria na esquerda e Damião centralizado!

O que acham? Preferem qual desses times? 

PS: Se eu já tivesse com uma prancheta interessante essas escalações estariam todas "bonitinhas"!

13 comentários:

  1. Eu prefiro o primeiro.

    Já na questão de Ronaldinho, eu acho que além dele ter um passe muito bom, é uma arma em bolas paradas, e por isso o convocaria.

    Já restante concordo contigo.


    http://fcgols.blogspot.com/2012/02/super-quiz-desafio-10-bonus.html

    ResponderExcluir
  2. Luiz queria te propor um acordo, você poderia me enviar seu e-mail?

    http://fcgols.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Concordo com essa qualidade dele que você falou, mas discordo em termos de seleção. Sou muito fã desse cara quando quer jogar bola, mas nos últimos tempos só o vejo desinteressado pelo futebol. Ano passado ele até mereceu algumas convocações, mas no momento, acho que deveria ficar fora. Assim como o Ganso que não tem jogado tão bem. O deixei na "minha convocação" porque por ser jovem tem mais chance de crescimento que o Kaká e o Ronaldinho.

    ResponderExcluir
  4. Oi Luiz, sou o dono do Blogger & Soccer, desculpe, mas terminei com o blog, pois fiquei 1 mês sem postar. Pode tirar o Banner do seu blog.

    Agora, depois que terminei com o Blogger & Soccer, fui para o FC Gols.

    ResponderExcluir
  5. Ah certo! Valeu Fernando! Não sabia que o FC Gols tava com alguém além do Patryck!

    ResponderExcluir
  6. http://fcgols.blogspot.com/2012/02/super-quiz-grande-final.html

    ResponderExcluir
  7. Luiz, queria fazer parte do FC Gols, me manda a resposta no seu comentário (aqui ou lá no FC Gols).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende das condições Patryck. Seria um compromisso formal ou algo mais "livre"? Ficaria voltado a uma coluna (ou mais colunas) apenas ou em assuntos e termos gerais? Teria que abrir mão do Toque de Bola ou daria pra conciliar os dois?

      Excluir
  8. Oi Luiz, vi seu comentário na postagem sobre a Copa de 1934, e você disse que não viu a parte 1 (sobre a Copa de 1930) não é?

    Pois aí vai : http://fcgols.blogspot.com/2012/02/serie-historia-das-copas-1930-parte-119.html


    Ah, obrigado pelos elogios pela série, logo terá a 3ª parte(Copa de 1938)

    ResponderExcluir
  9. Luiz,

    Seria o que você faz no seu blog. Analisar o futebol, atual, e também algumas postagens que você já colocou em sue blog, você poderia colocar no FC Gols.
    Não precisaria abrir mão do Toque de Bola, daria para conciliar os dois.

    Eu te chamei porque dos blogs que visito, você é um dos que apresentam a melhor análise .
    Inclusive o Fernando Taveira adorou a ideia.

    Envie um e-mail para arsenal-omelhor@hotmail.com e responda se quiser entrar para o FC Gols .

    Abraços.

    ResponderExcluir

Os comentários neste blog são livres para todos! Estamos aqui para expor nossas opiniões e isso começa de mim e vai até cada um de vocês! Por favor não tenham vergonha! Seus comentários serão sempre bem-vindos.

OBS: Os comentários não são inspecionados, então vamos manter o nível sem usar palavrões, xingamentos ou algo indecente. Obrigado por visitarem o blog!