Menu

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Agora é a Libertadores... para o Corinthians!


O mais novo pentacampeão brasileiro é o assunto da primeira postagem de nossa nova coluna 'Agora é a Libertadores...'! 

Pois bem. O Timão tem, na minha opinião, um dos melhores elencos (se não o melhor). Mescla quantidade (até demais) com qualidade. Falo sério. Mesmo assim, não possui um "super-craque". O time é forte como um grupo muito bem montado pelo inteligente técnico que tem a frente.

No gol, Júlio César, apesar de criticado, é titular absoluto por ter sido uma peça importante na campanha no Brasileirão do ano passado e um dos responsáveis pela melhor defesa da competição! Na zaga, os quatro nomes principais são Leandro Castán, Paulo André, Chicão e Wallace. Os dois primeiros foram os titulares no ano passado e mereciam ser os titulares ainda. Apesar das limitações (falta de velocidade e qualidade técnica) eles se entrosaram e jogaram fazendo o simples! Chicão entrou agora para competir com Paulo André, devido a uma lesão sofrida pelo segundo. Mesmo assim a zaga não é ruim.

Nas laterais Alessandro e Welder brigam pela direita, Fábio Santos e Ramon pela esquerda. Nenhum desses quatro são craques. São, na verdade, bem limitados ofensiva e defensivamente. Alessandro e Fábio Santos ganham a titularidade por fatores como experiência (Alessandro que é o capitão do time) e superioridade técnica (Fábio Santos em relação ao Ramon). Pra mim era um setor que cabia reforços, mas mesmo sem eles não vive uma situação crítica.

No meio campo Paulinho e Ralf formam a melhor dupla de volantes do Brasil equilibrando consistência na marcação e boa saída de bola (principalmente com Paulinho que foi o principal jogador do time no ano passado). Mas é no setor ofensivo que tem jogadores demais para posições de menos. São quase quinze jogadores para quatro posições. E não é só quem vai jogar que é difícil de ser escolher, mas também como vão jogar. 

O time foi campeão brasileiro jogando num 4-2-3-1, em que Danilo e Alex revesavam na armação, Willian e Jorge Henrique disputavam a posição de pota-direita e Emerson era um segundo atacante pela esquerda se aproximando mais da área, enquanto Liédson era o centroavante (único com vaga garantida no ataque titular). 

Quando a equipe jogava com o Alex a qualidade no passe diminuía, mas a velocidade aumentava e assim o meio campo acompanhava o ritmo do ataque. Quando o Danilo era o titular, o time tinha um armador (no sentido clássico), mas não tinha a mesma explosão. As duas coisas eram boas. Às vezes o Alex desequilibrava e dava um tempero no time e às vezes o Danilo dava mais qualidade no passe ao time e o jogo fluía melhor. Douglas, que acabou de chegar, deve competir com Danilo pela vaga e se manter o futebol que tinha no Grêmio deve ganhar a posição.  

Como já disse acima, encontrar os titulares do Corinthians era procurar pela tática ideal também. Seria melhor o já conhecido 4-2-3-1 ou um inovador 4-2-2-2? Essa segunda opção é bem interessante. Pela fase atual Emerson jogaria ao lado do Liédson (com Willian ou Jorge Henrique o time teria mais velocidade e explosão no ataque, mas o Emerson tem mais capacidade de finalização porque jogaria mais próximo do Liédson). Alex e Douglas/Danilo formariam a dupla de meio campo.

Nesse caso, Douglas/Danilo jogaria mais centralizado na armação, Emerson ficaria pela esquerda e Alex estaria pela direita. Como Emerson joga mais próximo de Liédson, Douglas/Danilo estariam pela esquerda entrando para o meio enquanto Alex na direita se infiltraria como um meia-atacante. Dessa forma o Corinthians teria velocidade, técnica e bom passe num 4-2-2-2 que se dinamiza para um 4-2-3-1. Vejam como fica:



Se manter o futebol, que tem condições de apresentar, o Corinthians é um dos melhores times do Brasil no momento e pode entrar duro na briga pelo título inédito!

2 comentários:

  1. Para mim, o jogo coletivo Corinthians pode levar o Timão a ser campeão desta Libertadores,. Mas é claro que vou torcer para o meu Mengão.

    Quando você colocar o do Flamengo você me dá um toque no meu blog:
    http://fcgols.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá certo Patryck. Mas vou avisando que o Flamengo talvez seja o último que eu vá postar porque foi o último a se classificar.

      Excluir

Os comentários neste blog são livres para todos! Estamos aqui para expor nossas opiniões e isso começa de mim e vai até cada um de vocês! Por favor não tenham vergonha! Seus comentários serão sempre bem-vindos.

OBS: Os comentários não são inspecionados, então vamos manter o nível sem usar palavrões, xingamentos ou algo indecente. Obrigado por visitarem o blog!