Menu

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

#OlhoNele: Fagner!


Como assunto de nossa primeira postagem decidi falar de alguém que acompanho há um certo tempo: Fagner, lateral direito do Vasco. 

O camisa 23 de 1,68 de altura foi revelado nas categorias de base do Corinthians. Em 2006, com apenas 17 anos, chegou aos profissionais do Timão. No início até se destacou, mas com a demora pela renovação contratual, ele saiu do clube rumo ao PSV Eindhoven da Holanda. Nesse período teve uma curta passagem pelo Vitória da Bahia. Mas em nenhum desses clubes conseguiu se destacar. 

Em 2009 foi para o Vasco. De promessa da base corintiana para jogador de segunda divisão? Fagner, assim como todo o time do Vasco, lutou na campanha de acesso à primeira divisão. Mesmo assim ainda não tinha muito reconhecimento.Porém, 2010 começaria uma fase de bonanças! O ano do Vasco não foi dos melhores, mas Fagner se destacou do começo ao fim, principalmente no Brasileirão quando foi um dos melhores do campeonato na sua posição. Já mostrava talento, mas não era nada tão fora do comum assim. 

Um dos pontos que o fazia perder a regularidade era o alto número de lesões. Por isso em 2011 ficou de fora da conquista do Vasco na Copa do Brasil. Porém no segundo semestre chegou no seu auge. Rapidamente recuperou a vaga de titular sobre o Allan e foi peça fundamental do vice-campeonato do Vasco jogando pela direita fazendo uma ótima dobradinha com Éder Luís e foi o melhor lateral-direito do Brasileirão. Começou 2012 do mesmo jeito que havia terminado o ano anterior: voando! Tem sido o melhor jogador do Vasco no ano e, na minha opinião, merece uma chance na seleção!

Pois é. Todos os anos surgem revelações, mas poucas realmente vão longe. Não posso ter certeza, mas não acho esse o caso do Fagner. Ele é bom e tem uma boa perspectiva para o futuro.

Sua principal característica são a habilidade para dribles e a velocidade. Tem uma boa arrancada, dribla fácil, técnica e força para finalização e bom passe! Ofensivamente ótimo! Não é a toa que é a principal válvula de escape do Vasco atualmente. Infelizmente possui dois contras relativamente graves: a noção defensiva e os cruzamentos.

O segundo ponto é, praticamente, indispensável para um lateral. Por jogar pelos lados é obrigação dele saber lançar a bola na área para fortalecer o jogo aéreo do time e nisso ele sempre foi fraco. Tem melhorado bastante, especialmente nesse início de ano, mas ainda falha. Na verdade, acho esse um problema que não está tão longe de ser resolvido quanto o outro.

Suas falhas na defesa são mais graves. Ano passado, com o volante Jumar improvisado na lateral-esquerda jogando como 3º zagueiro, ele tinha liberdade para subir a vontade sem comprometer a defesa, mas com a chegada do Feltri (que tem um jogo mais ofensivo) ele precisa defender mais. Não é totalmente ruim, mas está longe do ideal. Infelizmente, o momento atual do futebol é que os laterais tem duas opções: ataque total ou defesa total. Não se prega mais o meio termo. O único lateral de peso que vejo com essa qualidade é Maicon da Inter de Milão. Fagner (assim como muitos laterais mundo afora) necessita melhorar esse lado.

Apesar das limitações (até certo ponto normais) gosto muito do Fagner e vejo nele condições de se destacar bem mais na carreira. Junto com Mário Fernandes e Danilo (bem mais badalados que ele) é a melhor revelação da posição do futebol brasileiro! Vamos cultivá-lo!

2 comentários:

  1. No Brasil tem outros laterais melhores que o Fágner. Mas para mim, ele ainda tem muito para se desenvolver e como você disse, ir para a seleção.

    http://fcgols.blogspot.com/2012/02/super-quiz-desafio-10-bonus.html

    ResponderExcluir
  2. Não vejo tantos Patryck. Se você fala em território nacional ainda mais. Por exemplo. Léo Moura já foi muito bom no passado, mas caiu muito de rendimento e mesmo com o bom futebol já não tem perspectiva de seleção porque já tem idade mais avançada. Mariano, ex-Fluminense é bom, mas saiu do Brasil. Dentro do território nacional eram só esses dois (junto com Danilo e Mário Fernandes) que disputavam com ele, então ele é (ao lado do Mário Fernandes) o melhor lateral do momento no Brasil. Porém entre os brasileiros que jogam na Europa encontraríamos nomes do nível dele e, alguns até, melhores.

    ResponderExcluir

Os comentários neste blog são livres para todos! Estamos aqui para expor nossas opiniões e isso começa de mim e vai até cada um de vocês! Por favor não tenham vergonha! Seus comentários serão sempre bem-vindos.

OBS: Os comentários não são inspecionados, então vamos manter o nível sem usar palavrões, xingamentos ou algo indecente. Obrigado por visitarem o blog!