Menu

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Joga com as mãos...

__________________________________________________________________________________
Venho pensando nessa postagem desde o ano passado, mas minha falta de coragem para expor essa opinião me fez esperar um acontecimento que funcionasse como uma proteção "anti-críticas". Parece loucura, mas exaltar Messi duas semanas antes do FIFA Gala é algo  arriscado, afinal de contas se (INJUSTAMENTE) Cristiano Ronaldo levasse a Bola de Ouro eu estaria em maus lençóis, não é? Me perdoem por essa introdução, mas quero deixar claro que essa postagem não foi influenciada pelo prêmio de melhor jogador do mundo. Vamos a verdadeira postagem!
__________________________________________________________________________________

Acredito eu que desde o  crescimento internacional do futebol a medida que o tempo passa os jogadores do momento mudam também. Em diferente épocas o mundo da bola se espelha em alguém ou em algum time. Atualmente isso vem acontecendo de forma conjunta. O Barcelona é um exemplo de clube e Lionel Messi é um exemplo de jogador. Eu já postei o que penso sobre o Barcelona, agora é a vez de expor o que acho sobre o melhor jogador do mundo.

Lionel Messi, como eu citei acima, é um exemplo de jogador. Parece jogar "com as mãos"! Acredito que entenderam a expressão, mas me permitem que eu explique? Gosto dessa sensação de expor a qualidade futebolística de um craque de forma tão lúdica... Messi faz com os pés o que só parece possível fazer com mãos. É uma questão de proporcionalidade: temos mais coordenação para as principais habilidades com as mãos! Messi faz com os seus pés (em especial o esquerdo) o que só é possível (para alguém normal) fazer com as mãos! 

Quando vamos avaliar essas habilidades extraordinárias olhamos com maior carinho para jogadores do passado como Pelé, Garrincha, Zico, Platini, Cruyff, Maradona e etc. ou até por alguns mais recentes como Zidane, Ronaldo, Romário, Rivaldo, Figo e (até mesmo) Ronaldinho Gaúcho. Esses jogadores parecem ter chegado a um nível "lendas" e por isso ninguém pode ser comparado a eles. Mas será que isso deve ser assim mesmo? Será que Lionel Messi só será tão bem reconhecido no futuro? Acredito que não...

Eu (um jovem de 15 anos incompletos) nunca tinha tido o prazer de acompanhar um "surgimento" de um craque. Sou (muito) fã de Romário, Ronaldo, Zidane e Rivaldo (até pouco tempo os melhores que eu já visto jogar), mas todos esses eu só tinha visto por vídeos e isso transforma esses jogadores em "seres lendários" e incomparáveis. Eu acompanhei o jovem Messi (quase) desde o seu início e não consigo colocá-lo abaixo desses caras! É um desabafo pessoal que eu acredito está preso na garganta de muitos! Eu me prendi muito em pôr Zidane (por exemplo) como um jogador insuperável porque jogou no passado e já tem uma história "escrita" que eu apenas vi de longe, mas será tudo isso mesmo? Não estou dizendo que Messi está acima dele, mas não acho que esteja tão abaixo! O fato de Messi viver a atualidade e de ainda está fazendo sua história, não quer dizer que o que ele já fez até agora não possa ser equiparado a história de outros craques!

Em 2005, Messi surgia como a principal revelação das categorias de base do Barcelona. No mesmo ano o jovem conquistou o prêmio Golden Boy dado ao melhor abaixo dos 21 anos em atuação na Europa. Messi tinha apenas 17/18 anos. Desde cedo o jovem já mostrava talento e por isso em 2006 esteve na Copa do Mundo da Alemanha onde anotou um gol. Até aí, porém, Ronaldinho Gaúcho era a estrela do clube catalão. Havia sido o principal jogador na campanha da Liga dos Campeões 2005-06 e havia sido eleito o melhor jogador do mundo em 2004 e 2005 e terceiro melhor em 2006. Messi era colocado como a sombra do brasileiro...

O ano de 2007 foi de mudanças repentinas no cenário mundial! O camisa 10 do Barcelona caiu de produção e viu o jovem de 19/20 anos mostrar um futebol diferenciado. O jovem Lionel Messi era baixinho (parece redundância não é?) e não tinha tanto porte físico, mas era extremamente rápido, driblador e objetivo (jogava sempre em direção ao gol)! Esse futebol veloz e talentoso de Messi fez ele chegar, naquele mesmo ano, ao posto de segundo melhor jogador do mundo atrás apenas de Kaká! Dois anos havia se passado do prêmio Golden Boy e Messi já brigava pelo coroa do futebol do mundial! 

Em 2008 o jovem foi novamente o astro do Barcelona e ficou, mais uma vez, como segundo melhor jogador mundo! Cristiano Ronaldo que havia ficado em terceiro no ano anterior o superou dessa vez e levou o prêmio. Começaria aí um duelo entre os dois de quem seria o melhor do mundo! Messi e o Barcelona começaram em 2009 com força total e em cima do Manchester United do CR7 levaram a taça da Liga dos Campeões para a Catalunha! No fim do ano conseguiram o primeiro título mundial do Barcelona com brilho de Messi! O título em que Ronaldinho havia fracassado em 2006, Messi ganhou em 2009!

Lionel Andrés Messi começava a escrever seu nome no Livro do Futebol nesse momento! Foi o melhor do mundo em 2009 e começou 2010 voando de novo! O Barcelona perdeu a Liga dos Campeões, mas não o posto de melhor time do mundo. Foi a base da Seleção Espanhola campeã do mundo... Ao contrário da Espanha (na minha opinião seleção perfeita para Messi), a Argentina de Messi fracassou e o próprio craque não fez tão bem. Depois do mundial havia a discussão se Messi, Xavi, Iniesta ou Sneijder deveria levar a Bola de Ouro da FIFA. No fim do ano Messi ganhou (merecidamente) o prêmio e se sagrou, pela segunda vez consecutiva, melhor jogador do mundo!

A temporada 2010-11 seria a melhor da carreira do Argentino com um número aproximado de 53 gols em 55 jogos!. Lionel ainda levaria, mais uma vez como craque da competição, a Liga dos Campeões! Fracassou junto com a sua seleção na Copa América "em casa", mas isso não o abalou. "Voou" o resto do ano e fechou 2011 sendo bi-campeão mundial e, ontem, foi eleito o melhor jogador do mundo pela terceira vez consecutiva! Um recorde! 

Como posso concluir esse extenso texto? 

Bem, Lionel Messi é um dos melhores jogadores que eu já vi jogar! Não existem comparações com Kaká, Cristiano Ronaldo, Rooney... Pra mim está acima de grandes jogadores que já vi como Luis Figo, David Beckham ou Ronaldinho Gaúcho. Posso dizer que Romário, Ronaldo, Rivaldo e Zidane (não nessa ordem) eram os melhores jogadores que eu já tinha visto, mas (pela milésima vez) eu repito: Lionel Messi integra, com menção honrosa, meu top 5

Um comentário:

  1. Messi é um jogador completo, humilde, sabe jogar bola, dá bom passes e arrancadas incríveis.
    Um jogador que em qualquer time seria o camisa 10.
    Messi, como você disse aprece jogar com as mãos.


    Prêmio Puskas (gol mais bonito) - http://fcgols.blogspot.com/2012/01/fifa-ballon-dor-neymar-vence-o-premio.html

    Melhor jogadora e técnico feminino - http://fcgols.blogspot.com/2012/01/fifa-ballon-dor-melhor-tecnico-feminino.html

    Melhor técnico masculino - http://fcgols.blogspot.com/2012/01/fifa-ballon-dor-pep-guardiola-e-eleito.html

    Melhor jogador do Mundo - http://fcgols.blogspot.com/2012/01/fifa-ballon-dor-lionel-messi-e-eleito.html

    Seleção ideal de 2011 - http://fcgols.blogspot.com/2012/01/fifa-ballon-dor-selecao-do-ano-e.html



    Curta nosso facebook:
    http://www.facebook.com/fcgols

    Siga nosso twitter:
    https://twitter.com/#!/FCGols_Patryck

    ResponderExcluir

Os comentários neste blog são livres para todos! Estamos aqui para expor nossas opiniões e isso começa de mim e vai até cada um de vocês! Por favor não tenham vergonha! Seus comentários serão sempre bem-vindos.

OBS: Os comentários não são inspecionados, então vamos manter o nível sem usar palavrões, xingamentos ou algo indecente. Obrigado por visitarem o blog!