Menu

domingo, 17 de junho de 2012

Isso aí Cristiano...


Ele se diz craque. É uma estrela mundialmente conhecida por suas atuações dentro de campo no seus clubes  e pela "marra" fora dele. É considerado por muitos um dos melhores jogadores do mundo, disputando o topo com o argentino, Lionel Messi.

Essa é a situação atual de Cristiano Ronaldo. Sinceramente, eu nunca fui um fã de seu futebol. Não quero ser hipócrita aqui. Pra mim, Cristiano foi, por muito tempo, aumentado pela mídia. Mesmo sem querer venho começando a reconhecer que o portuga sabe jogar bola.

As temporadas no Real Madrid me provaram isso. Seu jogo agora não é tão "rebolador" como havia sido no Manchester. Na verdade, seu forte é a objetividade. Sabe armar jogadas, tem bom passe e visão de jogo, mas sua maior arma é a velocidade e a versatilidade em finalizações (sabe usar as duas pernas, tem  boa altura para o jogo aéreo e categoria para fazer gols).

Odeio as comparações com Messi. Primeiramente acho desnecessário. Os dois são jogadores excelentes, mas que, apesar de jogarem na mesma posição, tem características diferentes. O segundo fator é óbvio (para mim): o argentino é melhor. Antes, eu dizia isso para menosprezar Cristiano. Hoje não. Messi é melhor tecnicamente. Sua capacidade de driblar, armar, passar e finalizar é maior que a de CR7, sem dúvidas (para mim). 

Um fator que muitos consideravam um ponto de deboche sobre os dois era o brilho em suas seleções nacionais. Nos últimos tempos, Messi tem se saído melhor que Cristiano nisso. Na verdade, CR7 não conseguia repetir suas atuações do Real na seleção. Sabemos da inferioridade da seleção em relação ao time de Madrid, mas isso não justifica a falta de futebol do craque.

E craque é craque não pipoca nas horas decisivas.

Cristiano é a principal estrela da Euro 2012. A seleção portuguesa entrou desacreditada na competição. Talvez só tivesse importância significativa pela presença do craque no seu plantel. Mas a Seleção jogou muito melhor que o esperado na competição sem o brilho da sua estrela.

Nas duas primeiras partidas, Portugal somou 4 pontos. Cristiano? Duas atuações pífias e dois gols, inacreditavelmente, perdidos. Pipoqueiro era o termo que o designava até aí.

Hoje, porém, a seleção portuguesa viu seu time titular inteiro fazer mais uma boa atuação. Mas, assim como na estreia contra a Alemanha, isso não seria suficiente. Em grandes jogos a seleção não poderia depender de Varela e Helder Postiga. 

Felizmente, para Portugal, Cristiano deu um show. Fez a melhor participação individual da Euro 2012 e pode iniciar um novo caminho na competição: rumo a redenção como craque.

Será que você consegue Cristiano?

Prove-me...

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários neste blog são livres para todos! Estamos aqui para expor nossas opiniões e isso começa de mim e vai até cada um de vocês! Por favor não tenham vergonha! Seus comentários serão sempre bem-vindos.

OBS: Os comentários não são inspecionados, então vamos manter o nível sem usar palavrões, xingamentos ou algo indecente. Obrigado por visitarem o blog!