Menu

domingo, 1 de julho de 2012

Pra mim não é surpresa


Não entendo porque, por algumas pessoas, a Itália é vista como "zebra" nessa Eurocopa.

Estamos falando da Itália! Alguns disseram, depois do empate com a Croácia, que ela estava quase a passar por um vexame. Longe disso! O adversário que tinha pela frente era a fraquíssima Irlanda e o futebol apresentando pela Azzura nas duas primeiras partidas não foi ruim.

A Itália começou jogando bem com a Espanha (duelo muito equilibrado, em que no primeiro tempo a Itália jogou melhor) e deu um vacilo contra a Croácia, onde poderia ter decidido o jogo ainda no primeiro tempo. Contra o time mais fraco do grupo, fez-se a lógica. 

Vi alguns dizendo que a Inglaterra era a favorita contra a Itália, nas quartas-de-finais. Discordei totalmente! Acredito que consideraram isso apenas porque a Inglaterra passou na primeira colocação do seu grupo, ao contrário da Itália. Mas, pra mim, em nenhuma das três partidas da primeira fase a Inglaterra jogou o que a Itália havia jogado.

E no confronto direto entre as duas potências a Itália jogou muito melhor! Teve inúmeras chances de decidir o jogo durante todos os 120 minutos. Nos pênaltis, fez-se a lógica novamente.

Contra a Alemanha, eu pensava diferente de todos. Sabia que a Itália havia crescido muito na competição. A Alemanha era, pra mim, o time a ser batido nessa Euro (junto com a Espanha, claro). E não me lembro da Itália "amarelar" em momentos decisivos.

É a Itália gente! Acordem! A segunda maior campeã do mundo! Uma seleção de tradição enorme! Não tem nada de "zebra" na Itália massacrar a Alemanha e chegar na final! Zebra é a Grécia passar de fase, a Dinamarca vencer a Holanda. Isso é zebra! 

Ah...! Vocês vão dizer que o início "ruim" (pra mim, não foi ruim!) na Eurocopa, o escândalo de apostas no Campeonato Italiano e a baixa colocação no ranking da FIFA mostra a má fase italiana. 

Por favor...! Os dois últimos títulos mundiais da Itália (em 1982 e 2006) foram na mesma situação. Vinham de escândalos, má fase, mas levou a Copa! Da última vez, por exemplo, começaram na primeira fase sem empolgar, nas oitavas-de-finais ganharam de 1 a 0 da Austrália com um gol de pênalti de Totti nos acréscimos da segunda etapa em pênalti inexistente. A partir daí passou pela zebra (sim, ZEBRA!) Ucrânia e chegou para enfrentar a dona da casa Alemanha. 

Favorita, a dona da casa perdeu (assim como na final de 1982) para a Itália, que seria campeã. E sabe quanto tempo faz isso? Apenas seis anos. 

Tá certo que na última Copa a Itália deu o maior vexame da sua história, mas isso para a Itália sempre funciona mais como combustível do que como desestímulo.

Hoje, a Itália enfrenta a Espanha. A Fúria não é tão encantadora como há dois anos. E se, houver alguma semelhança com o jogo de estreia das duas, a Itália tem grandes chances de levar o bi-europeu.

E, pra mim, é isso que acontecerá. A geração de Pirlo, Buffon e De Rossi estão muito próximos a continuarem fazendo história pela Azzura.

Um comentário:

Os comentários neste blog são livres para todos! Estamos aqui para expor nossas opiniões e isso começa de mim e vai até cada um de vocês! Por favor não tenham vergonha! Seus comentários serão sempre bem-vindos.

OBS: Os comentários não são inspecionados, então vamos manter o nível sem usar palavrões, xingamentos ou algo indecente. Obrigado por visitarem o blog!