Menu

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

“Barcelona, més que un clúb”


A torcida do Barcelona faz questão de destacar o lema do clube da Catalunha: "Barcelona, més que un clúb!" (Barcelona, mais que um clube)... 

Mas não é só a torcida que gosta do lema! O que estou vendo desde 2008 me faz concorda plenamente com a frase! O Barcelona de Messi, Xavi, Iniesta, Guardiola não é mais uma "simples" equipe... É uma filosofia de jogo, um modo de ver/entender o futebol! Parece existir algo por trás, parece ser de outro mundo.

Seja sincero! Você não fica impressionado em ver um time manter a bola no pé por tanto tempo de forma tão eficaz? Você não acha no mínimo "curioso" um time, mesmo perdendo jogadores importantes no time, saber repô-los com outros nomes e terminar jogando tão bem quanto se estivesse com eles? Não é "sobrenatural" um time, independente do adversário, manter aquele lindo futebol que possui?

Primeiramente, vamos entender que tudo isso é fruto de um penoso trabalho da diretoria do clube que vem durando anos! Um investimento nas categorias de base Catalã faz com que jogadores sejam formados desde a juventude para jogarem daquela forma! Passam, antes de serem profissionais, dez anos jogando quase que da mesma forma! Com o mesmo pensamento, o mesmo sistema e até com os mesmos jogadores! Existe um entrosamento desde a "formação" desses jogadores!  

O investimento nesse setor funciona até em saber a hora correta de lançá-los no elenco principal o que proporciona, em pouco tempo, uma afirmação dessas "pratas da casa" no time... Vemos isso em três fases diferentes: Xavi e Iniesta: jogadores revelados pelo Barcelona que alguns anos atrás eram jovens promissores e hoje já estão entre os cinco melhores do mundo; Pedro e Thiago Alcântara: são jogadores que até pouco tempo eram as jovens revelações e hoje já estão a nível de titulares da equipe e podem no futuro se tornarem grandes jogadores a nível mundial (vejo mais esse talento no Thiago que no Pedro, apesar de tudo); Isaac Cuenca: com apenas 20 anos o jovem atacante tem chegado aos poucos no time e apesar de não ser titular ainda, já é uma das novas revelações do Barça! Essas três "fases" são partes de um ciclo que tem acontecido no Barcelona há muito tempo e assim existe uma permanência na base do time que, sempre, está sendo formada de jogadores que saem do próprio clube e não dos que vem de fora!

Mas saindo do ponto inicial das categorias de base na formação do "super-time" vamos voltar a atualidade do "Império Catalão"!

Por que o Barcelona, mesmo com essa política nas categorias de base que já dura um bom tempo, só veio despontar de tal forma nesses últimos anos? Simples... Apesar do trabalho de longos anos nas categorias de base, Pep Guardiola montou um time com esquemas táticos próprios utilizando os grandes jogadores que surgiram dessa política e hoje, ele a utiliza para manter o Barcelona acima dos outros clubes! O Barcelona atual é um aperfeiçoamento do longo trabalho da diretoria! O gênio Guardiola apenas soube usar as peças que tinha/tem para fazer o time ficar tão espetacular como é!

A princípio, na temporada 2008/2009 em que eles conseguiram a tríplice coroa, o time jogava  num claro 4-3-3 aproveitando a capacidade de Xavi e Iniesta para armar o jogo, Messi destruindo como ponta-direita e Eto'o centralizado, mas com muita movimentação em conjunto com o time! Como na imagem abaixo:


Depois, na temporada 2009-10, sai Eto'o entra Ibrahimovic. O sueco não conseguiu se sair como o ex-camisa 9, mas mesmo assim a equipe continuou brilhante. O perfeccionismo de Guardiola contribuiu nas mudanças táticas que seriam feitas na equipe para deixá-la ainda mais brilhante... Dessa vez o time foi reformulado para um 4-2-3-1 com Messi mais recuado com ainda mais liberdade. A formação influenciou (e muito) na Seleção Espanhola, Campeã do Mundo! O time jogava desta forma:


Mas, o 4-2-3-1 Catalão foi "nocauteado" por uma forte marcação da Inter de Milão e perdeu a chance de um bicampeonato europeu. Após a copa, Guardiola tinha uma nova peça no seu esquema: David Villa, principal jogador da "Fúria" campeão do mundo! O camisa 7, que nunca jogou o esperado (curiosamente ele é o único espanhol do elenco que não surgiu das bases do Barcelona) chegou para substituir Ibrahimovic que havia sido emprestado ao Milan. Mas ele nunca jogou na posição do sueco... Dessa vez o Barcelona tinha uma tática ainda mais "poderosa"! Com Messi mais livre que nunca, o time provou que era superior a própria Espanha!


O jogo era o mesmo de sempre: posse de bola e marcação adiantada, só que sem um homem de referência... Messi jogava como um "falso-nove" e tinha liberdade para todos os lados abrindo espaço para Pedro/Villa entrarem na diagonal! Esse foi o ponto máximo do Barcelona e está em vigor até hoje! 

As únicas mudanças da temporada 2010-11 para a 2011-12 foram os reforços no elenco, em especial nas contratações de Alexis Sanchez e Cesc Fàbregas (o último havia sido formado na base Catalã, pra variar)! 

Agora, com o elenco ainda mais completo o time azul-grená não possui um time titular fixo, em especial no trio de frente, usando Messi, Sanchez, Villa, Pedro, Fábregas, Thiago e até mesmo Cuenca em algumas situações! Um timaço com T maiúsculo! 

Esse Barcelona é o melhor time que eu já vi jogando e posso afirmar sem sombras de dúvidas que o Barcelona é mais que um clube!

3 comentários:

  1. Luiz, uma bela postagem, e destaco que o Barcelona, como você escreveu, vem com este espírito de jogo desde as categorias de base, ou seja, um futuro ainda mais promissor


    SANGUE AZUL - O site do Gremista!

    ResponderExcluir
  2. Cara essa análise arrebentou a boca do balão. Você tem um olhar crítico muito bom mesmo parabéns.
    Agora falando do Barça, o diferencial dele para o Real Madrid é o entrosamento. Os galáticos podem ter os melhores do mundo, uma grande fortuna, mas o entrosamento, o toque de bola que o Barça tem, precisa de muitos anos, e não de estrelas. Pois logo após astros vão surgindo.

    http://fcgols.blogspot.com/2011/12/super-quiz-desafio-3.html

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado Patryck! Concordo com você, o entrosamento do Barcelona é perfeito e isso o Real não consegue superar!

    Obrigado por todas as ajudas e dicas!

    Boas festas parceiro!

    PS¹: O Super Quiz tá muito legal, hein? O outro eu tinha respondido San Lorenzo, mas um houve um erro e não foi publicado... Vou dar a minha resposta agora lá!

    ResponderExcluir

Os comentários neste blog são livres para todos! Estamos aqui para expor nossas opiniões e isso começa de mim e vai até cada um de vocês! Por favor não tenham vergonha! Seus comentários serão sempre bem-vindos.

OBS: Os comentários não são inspecionados, então vamos manter o nível sem usar palavrões, xingamentos ou algo indecente. Obrigado por visitarem o blog!