Menu

sábado, 7 de abril de 2012

O polêmico conceito de craque



Há alguns dias enquanto discutia com uns conhecidos sobre futebol, chegamos a tal tema: o conceito de craque.

Em meio a diferentes opiniões, eu comecei a pensar sobre isso. O que é um craque? A quem realmente esse termo pode ser atribuído?

É uma questão que parece ser super fácil, mas não é. A discussão foi longa e polêmica. Quando chegávamos a uma definição começava-se outro debate para saber quem era realmente craque e mais polêmica surgia.

Pensei muito e decidi escrever esse texto.

O que podemos entender sobre esse termo: "craque"? 

Um dicionário simples o significa de tal maneira: "Quem ou aquele que se distingue em alguma atividade, principalmente nas atividades esportivas".

A definição foi coerente. O craque é alguém que é diferenciado dos outros. Não é "normal". Mas futebol e dicionários não se casam.

Sabe por quê?

Pelé (foto acima) foi um craque. Fez o que ninguém jamais fez. Foi totalmente diferente. Mas Neymar também é craque. Faz coisas que não são comuns aos outros jogadores.

Se Pelé é craque e Neymar também... Ambos estão no mesmo nível? É claro que não! Uma comparação absurda você pensa, mas é a verdade. Pode então existir um grau no termo craque (Ex: Craque Classe 1, Craque Classe 2)? Acho que não faz tanto sentido.

A questão é que o futebol é um esporte. E em um esporte tem melhores e piores. Mas craque é uma palavra. Várias pessoas de níveis TOTALMENTE diferentes são chamados pela mesma palavra.

Subentendemos então que craque é um termo subjetivo. Ou seja, varia de acordo com o julgamento, com o contexto.

Eu defini três situações diferentes em que a palavra é contextualizada, que suponho serem abrangentes o suficiente para o termo (ou seja, só existem essas três situações para o uso da palavra):

1) Craque dentro de um determinado espaço - "Craque do time" é uma expressão que ouvimos muito, mas que não significa que aquele sujeito seja, necessariamente, um grande jogador, mas sim que dentro daquele time ele é o melhor, portanto o craque;

2) O jogador com capacidades diferenciadas dos demais - Aqui começa a polêmica. Neymar (exemplo que citamos anteriormente) é craque não por ter feito história ou por ser o "melhor do mundo". Ele é craque por ser um jogador acima da média "comum". Alguns, porém, não precisam está em grande fase como Neymar, mas "apenas" ter capacidades técnicas que a maioria não tem.

3) O gênio - A polêmica segue aqui. Esses são os jogadores que marcaram o tempo. Que não só foram craques dentro do seu time ou por algumas capacidades técnicas acima dos outros, mas sim por ter feito muito mais que todos. Pelé está aqui. 

Esse é o meu pequeno entendimento sobre o conceito de craque. Neymar é craque por ser alguém acima da média. Messi é craque por ser o melhor do mundo e está fazendo história. Pelé é craque por tudo que fez e que ninguém consegue repetir.

Comentem. A polêmica faz bem!

3 comentários:

  1. Muito boa análise da palavra craque.

    Volte a postar no FC Gols:
    http://fcgols.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Poxa Luiz, eu o Patryck estamos sentindo sua falta, volte a postar no FC Gols. Você é bom e temos certeza que com você o FC Gols ficará muito melhor.

    ResponderExcluir
  3. Vote no FC Gols: http://www.top30.com.br/cgi/votar.cgi?ID=132470

    ResponderExcluir

Os comentários neste blog são livres para todos! Estamos aqui para expor nossas opiniões e isso começa de mim e vai até cada um de vocês! Por favor não tenham vergonha! Seus comentários serão sempre bem-vindos.

OBS: Os comentários não são inspecionados, então vamos manter o nível sem usar palavrões, xingamentos ou algo indecente. Obrigado por visitarem o blog!