Decidi entrar numa nova onda de postagens de fim de ano. Depois de apresentar para vocês os melhores times do ano, resolvi fazer minhas seleções dos melhores jogadores de 2011! Resolvi começar pelo futebol brasileiro!
- Jefferson (Botafogo): Na minha opinião, esse foi o ano da afirmação dele como o melhor goleiro em atuação no Brasil! Destaque do Botafogo no ano, o goleiro também fez excelentes partidas pela seleção no segundo semestre e provou que é o principal candidato ao futuro da camisa 1 canarinha!
- Mário Fernandes (Grêmio): Uma peça rara no futebol atual é um lateral que sabe apoiar o ataque sem comprometer a defesa, não é? Essa característica faz de Mário Fernandes um jogador muito valioso! Ele é zagueiro de origem, mas provou ter capacidade técnica ao se "aventurar" na lateral direita e foi justamente por lá que teve suas melhores atuações! Infelizmente "se queimou" na seleção por recusar participar do Superclássico das Américas, mas se Mano Menezes for inteligente (como José Mourinho que está interessado em levá-lo para o Real Madrid) dará mais chances a jovem revelação!
- Dedé (Vasco): Melhor zagueiro do Brasil disparado, Dedé é outra joia do futebol brasileiro! O "Mito" vascaíno tem todas as características de um grande zagueiro: precisão nos desarmes e no jogo aéreo, velocidade, técnica e instinto de "zagueiro-artilheiro"! Na minha opinião foi o segundo melhor jogador do ano!
- Réver (Atlético Mineiro): Apesar de ter sido um pouco irregular em determinados momentos, Réver foi, sem dúvidas, o principal jogador do Galo! Não está no nível de Dedé (na minha opinião), mas no Brasil, é o o que mais se aproxima dele! Se destaca por ser muito técnico e eficaz no jogo aéreo.
- Bruno Cortês (Botafogo): Em menos de um ano, passou de apenas um lateral do pequeno Nova Iguaçu, para o melhor do Brasil! Com um futebol veloz, driblador e com característica ofensiva, Cortês foi eleito o melhor lateral esquerdo do Campeonato Carioca e do Brasileirão chegando a jogar (muito bem) na seleção brasileira!
- Rômulo (Vasco): Competiu lado-a-lado com Ralf o ano inteiro por essa posição e, apesar de não ter ido tão bem quanto o corinthiano no Campeonato Brasileiro, seu ano foi mais completo! Com a chegada de Ricardo Gomes, Rômulo mostrou que tem talento e se tornou intocável no time do Vasco. Seu futebol é bastante concentrado na marcação, mas também possui boa qualidade no passe e facilidade no jogo aéreo.
- Paulinho (Corinthians): Principal jogador da campanha do Timão no pentacampeonato brasileiro, Paulinho se mostra um típico volante moderno: boa capacidade de marcação, mas com um apoio ao ataque de alta qualidade! Melhor volante do Brasil no segundo semestre!
- Arouca (Santos): Todos nós conhecemos o Arouca, estou certo? Apesar de ter sofrido um pouco com lesões, fez excelentes partidas no primeiro semestre e foi campeão Paulista e da Libertadores sendo importante nas duas conquistas (em especial nas finais)! É um volante sem muito porte físico que sempre tenta dar sua contribuição na marcação, mas que tem como sua principal arma a excelente saída de bola com dribles e bastante velocidade! Também se enquadra no estilo volante moderno!
- Montillo (Cruzeiro): Começou 2011 como tinha terminado 2010: destruindo nos gramados brasileiros! Foi destaque no ótimo início de ano do Cruzeiro na Libertadores e no Mineirão, conquistando o último título (e caindo nas oitavas-de-finais da Libertadores). No Brasileirão começou muito bem, mas depois o fraco time do Cruzeiro (que ele teve que "levar nas costas") atrapalhou o que poderia ser um grande campeonato para ele. Mesmo assim mandou bem e mereceu essa vaga na nossa seleção!
- Neymar (Santos): Preciso comentar? Tenho mesmo que dizer ele foi o melhor jogador do ano? É, realmente, necessário repetir que ele ganhou o Sul-Americano Sub-20, o Paulistão e a Libertadores como o craque de todas essas competições? Preciso, ainda, destacar que ele é o melhor jogador das Américas? Acredito que não...
- Leandro Damião (Internacional): Revelado no ano passado, ele só veio despontar mesmo esse ano e já começou com o pé direito: artilheiro (com 16 gols), melhor atacante e melhor jogador do Gauchão! Já era considerado um dos melhores atacantes do Brasil ainda no primeiro semestre. E só fez crescer brilhando ainda no Brasileirão (com 14 gols) e conquistando a Recopa Sul-Americana (com 3 gols)! Ainda ganhou o Prêmio Friedenreich 2011 (artilheiro do Brasil no ano) com 38 gols e foi o terceiro melhor jogador do ano!