Falamos muito dos problemas atuais da Seleção Brasileira, principalmente porque depois de quase um ano e meio de Mano Menezes como técnico ainda não temos um grupo definido. Mas, na verdade, não é só o Brasil que tem passado por apuros com a seleção nacional...
A Argentina (nossa maior rival) também não vive momentos de glória. Desde a Copa do Mundo os "hermanos" não conseguem montar um grupo promissor. A Copa América em território nacional foi um fiasco e culminou na demissão de Sergio Batista do comando da seleção. Alejandro Sabella assumiu e não houveram grandes mudanças na seleção. A Argentina continua sem um grupo que mantenha um bom padrão de jogo.
Sinceramente, não gosto da Argentina! Não tenho bons sentimentos por essa seleção por causa da rivalidade com o Brasil e por terem aquele "joguinho marrento", mas isso é algo pessoal que não vem ao caso agora. A questão é que a Argentina não possui um grupo forte dentro de campo, demonstrou carências em algumas posições nas tentativas de formar esse grupo, mas, mesmo assim, possui ótimas peças para formar um ótimo time.
As duas principais carências são no meio de campo com a falta de um armador e um centroavante que se encaixe bem (D. Milito, Higuaín e Lisandro López não são bons o suficiente, na minha opinião). Por outro lado, a Argentina possui um peça mágica para formar essa equipe que é desejada por todos os clubes e seleções do mundo: o craque e melhor jogador do mundo, Lionel Messi!
Com Messi num time as carências para as camisas 9 e 10 praticamente desaparecem. O potencial técnico dele é útil para armação e finalização das jogadas. A seleção precisa se acomodar de uma forma que seu principal craque mostre o talento que possui! Para isso tenho uma dica de como a seleção pode jogar.
Não me batam ainda! Deixe eu explicar... A Argentina, ao contrário do Brasil, não possui grandes jogadores no setor de defesa, mas tem que usar o que possui. Romero é o goleiro titular e, apesar de não ser brilhante, não vejo ninguém para tirar a vaga de titular; Zabaleta, Burdisso/Garay, Otamendi e Rojo formam uma linha de quatro defensores que não é das mais talentosas, mas é útil (pode ser modificada a medida que surgem jogadores melhores); o meio-de-campo e o ataque são os setores mais importantes.
A dupla de volantes seria Cambiasso e Mascherano (Gago e Banega são as outras opções para essa posição) para dar uma consistência defensiva ao meio de campo e "proteger" bem a frágil zaga. Na frente teríamos um quarteto interessante: Pastore jogaria a frente dos volantes sendo o armador da equipe e caindo pela direita como um 3º homem; di Maria, Agüero e Messi formariam o trio ofensivo no estilo 'falso-nove' do Barcelona! Messi centralizado, mas com total liberdade para todos lados, di Maria aberto na direita entrando em diagonal e ajudando na armação e Agüero na esquerda jogando como um 2º atacante vindo de atrás!
Como disse acima, Messi é tanto o homem do passe como da conclusão. Sabemos muito bem que ele tem capacidade técnica mais do que suficiente para armar jogadas e ainda tem um ótimo faro de gol, ao lado de "ajudantes" então.
Sei que essa tática parece loucura, mas acho uma tentativa muito válida! O que acham?
PS: Gostaram da nova prancheta do FootballUser? Resolvi usá-las provisoriamente.