Menu

sábado, 28 de janeiro de 2012

Um olhar tático sobre a Argentina!


Falamos muito dos problemas atuais da Seleção Brasileira, principalmente porque depois de quase um ano e meio de Mano Menezes como técnico ainda não temos um grupo definido. Mas, na verdade, não é só o Brasil que tem passado por apuros com a seleção nacional...

A Argentina (nossa maior rival) também não vive momentos de glória. Desde a Copa do Mundo os "hermanos" não conseguem montar um grupo promissor. A Copa América em território nacional foi um fiasco e culminou na demissão de Sergio Batista do comando da seleção. Alejandro Sabella assumiu e não houveram grandes mudanças na seleção. A Argentina continua sem um grupo que mantenha um bom padrão de jogo. 

Sinceramente, não gosto da Argentina! Não tenho bons sentimentos por essa seleção por causa da rivalidade com o Brasil e por terem aquele "joguinho marrento", mas isso é algo pessoal que não vem ao caso agora. A questão é que a Argentina não possui um grupo forte dentro de campo, demonstrou carências em algumas posições nas tentativas de formar esse grupo, mas, mesmo assim, possui ótimas peças para formar um ótimo time.

As duas principais carências são no meio de campo com a falta de um armador e um centroavante que se encaixe bem (D. Milito, Higuaín e Lisandro López não são bons o suficiente, na minha opinião). Por outro lado, a Argentina possui um peça mágica para formar essa equipe que é desejada por todos os clubes e seleções do mundo: o craque e melhor jogador do mundo, Lionel Messi! 

Com Messi num time as carências para as camisas 9 e 10 praticamente desaparecem. O potencial técnico dele é útil para armação e finalização das jogadas. A seleção precisa se acomodar de uma forma que seu principal craque mostre o talento que possui! Para isso tenho uma dica de como a seleção pode jogar.

Não me batam ainda! Deixe eu explicar... A Argentina, ao contrário do Brasil, não possui grandes jogadores no setor de defesa, mas tem que usar o que possui. Romero é o goleiro titular e, apesar de não ser brilhante, não vejo ninguém para tirar a vaga de titular; Zabaleta, Burdisso/Garay, Otamendi e Rojo formam uma linha de quatro defensores que não é das mais talentosas, mas é útil (pode ser modificada a medida que surgem jogadores melhores); o meio-de-campo e o ataque são os setores mais importantes. 

A dupla de volantes seria Cambiasso e Mascherano (Gago e Banega são as outras opções para essa posição) para dar uma consistência defensiva ao meio de campo e "proteger" bem a frágil zaga. Na frente teríamos um quarteto interessante: Pastore jogaria a frente dos volantes sendo o armador da equipe e caindo pela direita como um 3º homem; di Maria, Agüero e Messi formariam o trio ofensivo no estilo 'falso-nove' do Barcelona! Messi centralizado, mas com total liberdade para todos lados, di Maria aberto na direita entrando em diagonal e ajudando na armação e Agüero na esquerda jogando como um 2º atacante vindo de atrás! 

Como disse acima, Messi é tanto o homem do passe como da conclusão. Sabemos muito bem que ele tem capacidade técnica mais do que suficiente para  armar jogadas e ainda tem um ótimo faro de gol, ao lado de "ajudantes" então.

Sei que essa tática parece loucura, mas acho uma tentativa muito válida! O que acham?


PS: Gostaram da nova prancheta do FootballUser? Resolvi usá-las provisoriamente.

Agora é a Libertadores!


Bom dia leitores! Curtindo janeiro? Eu também. Voltei das férias que tinha falado a vocês e já trago novas ideias para o blog.

Quarta-feira (25 de janeiro) começou a fase preliminar da Libertadores em que Flamengo e Internacional tentam garantir uma vaga na fase de grupos da maior competição de clubes das Américas. Com a classificação dos dois (que será decidida na próxima quarta, dia 01 de fevereiro) o Brasil terá seis representantes na fase de grupos. E, sinceramente, acho que serão seis bons representantes. 

Aí que entra minha ideia... Pretendo fazer uma análise de cada um dos seis clubes brasileiros que estarão disputando a competição. Como temos a pendência da 'pré-Libertadores' temos, pelo menos, quatro postagens (já que Corinthians, Vasco, Fluminense e Santos já estão garantidos na fase de grupos) pela frente dentro dessa "coluna". 

Estou planejando a primeira postagem que será sobre o Corinthians. E aí, o que acham da ideia?

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Férias...


Pois é pessoal... Estou de férias (e assim estarei até março...)! Vou aproveitar essa semana (do meu aniversário) para viajar e visitar algumas cidades! Nesse tempo não postarei nada por aqui (e muito provavelmente nem visitarei o blog)...

Devo voltar ao normal entre os dias 23 e 25 de janeiro, tudo bem?

Um abração!

Luiz

E aí Mengão?


O Flamengo é um dos assuntos mais comentados atualmente no futebol brasileiro. Infelizmente não é por bons motivos... O Flamengo está passando por uma crise que a cada dia tem se agravado mais e já está alcançando um nível crítico.

As raízes da crise, na minha opinião, começaram ainda no ano passado quando o Flamengo não teve um grande 2011, pelo contrário, se tivéssemos um nível avaliativo para classificarmos o ano de 2011 na Gávea, estaria em "mediano". O time foi irregular o ano inteiro e não apresentou um futebol convincente em nenhuma competição (apesar de ter brigado pelo título de algumas). Foi campeão Carioca, mas logo depois de conseguir o título passou o maior fiasco do ano ao ser eliminado pelo Ceará nas quartas-de-finais da Copa do Brasil. No segundo semestre foi eliminado da Sul-Americana no massacre do Universidad de Chile e foi irregular e muito criticado (pelo excesso de empates e escassez de vitórias) no Brasileirão. No fim do campeonato conseguiu a quarta colocação e uma vaga na pré-libertadores.

Mesmo assim a base do time para 2012 não é tão confiável. A zaga é fraca e precisa ser reforçada, os laterais, Léo Moura e Júnior César são bons, mas foram muito irregulares no último ano (no primeiro eu tenho notado uma certa decadência em relação ao bom futebol que possuiu), os volantes também foram irregulares e alguns jogaram muito mal (Airton é o melhor exemplo) e no ataque, o criticado, Deivid continua sendo titular (apesar das tentativas de Wanderley e Jael de tomarem a posição).

Mas nem tudo em 2011 foi ruim não! O (bom) goleiro Felipe, o meia Thiago Neves e o craque Ronaldinho Gaúcho se destacaram no ano e foram (disparado) os melhores jogadores do Flamengo no ano! O arqueiro foi destaque na conquista do Carioca e um dos melhores goleiros do Brasileirão! Ronaldinho teve um primeiro semestre fraco, mas cresceu no Campeonato Brasileiro e, apesar, da grande irregularidade foi decisivo na campanha do time. E o  TN7 foi o principal armador da equipe, o craque da campanha do Carioca e mandou bem no Brasileirão! Na verdade, ele foi bem mais regular que Ronaldinho Gaúcho e (eu considerei) o melhor jogador do time no ano... 

Mas foi só a temporada acabar que as propostas por eles surgiram. A permanência do goleiro foi resolvida sem tanta dificuldade. Os outros dois foram mais difíceis de serem mantidos. No caso do Ronaldinho uma saída é pouco provável, mas os atrasos salariais estão criando um clima desagradável no elenco e com o seu (irmão/empresário) Assis.

O caso do Thiago Neves foi o mais chato. O Flamengo não acertou a compra do jogador com o Al-Hilal e o Fluminense (desnecessariamente) parece ter fechado com o jogador. Se isso realmente for verdade (que parece ser) o Fluminense contratou um bom jogador sem nenhuma necessidade (devido o número de (bons) jogadores para a posição), mas fez mais que isso: dificultou as coisas para o rival...

O Flamengo, como eu já disse acima, tem uma zaga fraca. Era o principal setor a ser reforçado, mas ninguém chegou para a posição... Um atacante era outra necessidade, mas não conseguiram o que queriam (um grande reforço para a posição). Quem veio foi o Itamar (cuja carreira tenho pouco conhecimento), o que nos faz supor que Deivid continuará como titular. Além desse atacante o Mengo trouxe o lateral-esquerdo Magal (que estava no Americana e deve vir apenas para compor elenco).

Nenhuma das duas foram grandes nomes e para piorar o time se fragiliza no meio de campo... Pois é, o time tinha o Thiago Neves para titular e o (bom) reserva Bottinelli. Agora Bottinelli é (teoricamente) o titular e o time não tem um reserva... Situação difícil, hein?

Um time que deveria fazer mudanças no elenco para ser mais forte em 2012 só conseguir piorar a situação, definitivamente, não vai bem. 

Luxemburgo, os jogadores e a diretoria tem que se cuidar, se não até a altitude de Potosí pode derrubar o rubro-negro carioca...

sábado, 14 de janeiro de 2012

Finalmente...


Outro dia fiz uma postagem sobre essa carência do São Paulo... Ontem mesmo estava pensando sobre o assunto e um questionamento me surgiu: "O São Paulo se reforçou muito bem em quase todas as posições... Por que passar em branco na mais carente delas?".

Mais uma vez fui surpreendido... O São Paulo fechou, hoje, o reforço mais importante desse início de temporada: o armador Jádson! Essa contratação garantiu o São Paulo como o time que melhor se reforçou para a temporada 2012 no futebol brasileiro! A diretoria soube trazer nomes de qualidade para as posições carentes! A combinação perfeita para um período de contratação!

Apesar das outras contratações terem sido boas, o caso de Jádson tem um peso (muito) maior porque é uma posição que há tempos o São Paulo é frágil! O último que jogou como armador nesse time foi Hernanes e mesmo assim ele ainda era um "pouco volante", o que tirava a ideia de um camisa 10 nato! Na verdade, o último armador, propriamente dito, que se destacou no São Paulo foi Danilo (hoje no rival Corinthians) e isso já faz 5 anos...

O meia de 28 anos, além de ser um bom reforço para suprir essa carência, é um bom jogador. Não é um craque e talvez não tenha bola (suficiente) para defender a Seleção Brasileira, mas tem talento e desempenha bem sua função (é tanto que era um dos principais jogadores do Shakhtar Donetsk). Dono de um bom passe e uma visão de jogo privilegiada, ele se destaca também pelo preciso arremate (em especial de longa/média distância) e facilidade em bolas paradas.

Somando essa mais as outras boas contratações que fez, o time base do Sampa para o início do ano é esse: Rogério Ceni, Píris, João Felipe/P. Miranda/E. Silva, Rhodolfo, Cortês; Fabrício/Denilson/Wellington, Casemiro, Jádson; Lucas, Fernandinho e Luis Fabiano! Muito bom , não é?

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Joga com as mãos...

__________________________________________________________________________________
Venho pensando nessa postagem desde o ano passado, mas minha falta de coragem para expor essa opinião me fez esperar um acontecimento que funcionasse como uma proteção "anti-críticas". Parece loucura, mas exaltar Messi duas semanas antes do FIFA Gala é algo  arriscado, afinal de contas se (INJUSTAMENTE) Cristiano Ronaldo levasse a Bola de Ouro eu estaria em maus lençóis, não é? Me perdoem por essa introdução, mas quero deixar claro que essa postagem não foi influenciada pelo prêmio de melhor jogador do mundo. Vamos a verdadeira postagem!
__________________________________________________________________________________

Acredito eu que desde o  crescimento internacional do futebol a medida que o tempo passa os jogadores do momento mudam também. Em diferente épocas o mundo da bola se espelha em alguém ou em algum time. Atualmente isso vem acontecendo de forma conjunta. O Barcelona é um exemplo de clube e Lionel Messi é um exemplo de jogador. Eu já postei o que penso sobre o Barcelona, agora é a vez de expor o que acho sobre o melhor jogador do mundo.

Lionel Messi, como eu citei acima, é um exemplo de jogador. Parece jogar "com as mãos"! Acredito que entenderam a expressão, mas me permitem que eu explique? Gosto dessa sensação de expor a qualidade futebolística de um craque de forma tão lúdica... Messi faz com os pés o que só parece possível fazer com mãos. É uma questão de proporcionalidade: temos mais coordenação para as principais habilidades com as mãos! Messi faz com os seus pés (em especial o esquerdo) o que só é possível (para alguém normal) fazer com as mãos! 

Quando vamos avaliar essas habilidades extraordinárias olhamos com maior carinho para jogadores do passado como Pelé, Garrincha, Zico, Platini, Cruyff, Maradona e etc. ou até por alguns mais recentes como Zidane, Ronaldo, Romário, Rivaldo, Figo e (até mesmo) Ronaldinho Gaúcho. Esses jogadores parecem ter chegado a um nível "lendas" e por isso ninguém pode ser comparado a eles. Mas será que isso deve ser assim mesmo? Será que Lionel Messi só será tão bem reconhecido no futuro? Acredito que não...

Eu (um jovem de 15 anos incompletos) nunca tinha tido o prazer de acompanhar um "surgimento" de um craque. Sou (muito) fã de Romário, Ronaldo, Zidane e Rivaldo (até pouco tempo os melhores que eu já visto jogar), mas todos esses eu só tinha visto por vídeos e isso transforma esses jogadores em "seres lendários" e incomparáveis. Eu acompanhei o jovem Messi (quase) desde o seu início e não consigo colocá-lo abaixo desses caras! É um desabafo pessoal que eu acredito está preso na garganta de muitos! Eu me prendi muito em pôr Zidane (por exemplo) como um jogador insuperável porque jogou no passado e já tem uma história "escrita" que eu apenas vi de longe, mas será tudo isso mesmo? Não estou dizendo que Messi está acima dele, mas não acho que esteja tão abaixo! O fato de Messi viver a atualidade e de ainda está fazendo sua história, não quer dizer que o que ele já fez até agora não possa ser equiparado a história de outros craques!

Em 2005, Messi surgia como a principal revelação das categorias de base do Barcelona. No mesmo ano o jovem conquistou o prêmio Golden Boy dado ao melhor abaixo dos 21 anos em atuação na Europa. Messi tinha apenas 17/18 anos. Desde cedo o jovem já mostrava talento e por isso em 2006 esteve na Copa do Mundo da Alemanha onde anotou um gol. Até aí, porém, Ronaldinho Gaúcho era a estrela do clube catalão. Havia sido o principal jogador na campanha da Liga dos Campeões 2005-06 e havia sido eleito o melhor jogador do mundo em 2004 e 2005 e terceiro melhor em 2006. Messi era colocado como a sombra do brasileiro...

O ano de 2007 foi de mudanças repentinas no cenário mundial! O camisa 10 do Barcelona caiu de produção e viu o jovem de 19/20 anos mostrar um futebol diferenciado. O jovem Lionel Messi era baixinho (parece redundância não é?) e não tinha tanto porte físico, mas era extremamente rápido, driblador e objetivo (jogava sempre em direção ao gol)! Esse futebol veloz e talentoso de Messi fez ele chegar, naquele mesmo ano, ao posto de segundo melhor jogador do mundo atrás apenas de Kaká! Dois anos havia se passado do prêmio Golden Boy e Messi já brigava pelo coroa do futebol do mundial! 

Em 2008 o jovem foi novamente o astro do Barcelona e ficou, mais uma vez, como segundo melhor jogador mundo! Cristiano Ronaldo que havia ficado em terceiro no ano anterior o superou dessa vez e levou o prêmio. Começaria aí um duelo entre os dois de quem seria o melhor do mundo! Messi e o Barcelona começaram em 2009 com força total e em cima do Manchester United do CR7 levaram a taça da Liga dos Campeões para a Catalunha! No fim do ano conseguiram o primeiro título mundial do Barcelona com brilho de Messi! O título em que Ronaldinho havia fracassado em 2006, Messi ganhou em 2009!

Lionel Andrés Messi começava a escrever seu nome no Livro do Futebol nesse momento! Foi o melhor do mundo em 2009 e começou 2010 voando de novo! O Barcelona perdeu a Liga dos Campeões, mas não o posto de melhor time do mundo. Foi a base da Seleção Espanhola campeã do mundo... Ao contrário da Espanha (na minha opinião seleção perfeita para Messi), a Argentina de Messi fracassou e o próprio craque não fez tão bem. Depois do mundial havia a discussão se Messi, Xavi, Iniesta ou Sneijder deveria levar a Bola de Ouro da FIFA. No fim do ano Messi ganhou (merecidamente) o prêmio e se sagrou, pela segunda vez consecutiva, melhor jogador do mundo!

A temporada 2010-11 seria a melhor da carreira do Argentino com um número aproximado de 53 gols em 55 jogos!. Lionel ainda levaria, mais uma vez como craque da competição, a Liga dos Campeões! Fracassou junto com a sua seleção na Copa América "em casa", mas isso não o abalou. "Voou" o resto do ano e fechou 2011 sendo bi-campeão mundial e, ontem, foi eleito o melhor jogador do mundo pela terceira vez consecutiva! Um recorde! 

Como posso concluir esse extenso texto? 

Bem, Lionel Messi é um dos melhores jogadores que eu já vi jogar! Não existem comparações com Kaká, Cristiano Ronaldo, Rooney... Pra mim está acima de grandes jogadores que já vi como Luis Figo, David Beckham ou Ronaldinho Gaúcho. Posso dizer que Romário, Ronaldo, Rivaldo e Zidane (não nessa ordem) eram os melhores jogadores que eu já tinha visto, mas (pela milésima vez) eu repito: Lionel Messi integra, com menção honrosa, meu top 5

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

E a Bola de Ouro vai para...



Lionel Messi! 

Alguma dúvida? Questionamento? Espero que não... 

Afinal de contas o que o "baixinho" argentino fez durante o ano foi de outro mundo! O cara jogou muita bola! O argentino possui (grande) facilidade para dribles, arrancadas em velocidade, faro de gol, passe refinado e ótima precisão com a perna esquerda! Foi com esses "super-poderes" que ele superou tudo e todos em 2011 e foi destaque em todas as competições que disputou e, em quase todas, levou o título de campeão.

Mas e o Cristiano Ronaldo? Xavi? Iniesta? Todos estes (nesta ordem) estão abaixo do Lionel! O CR7 fez um ótimo 2011! Foi bem menos "firulento" do que fora nos antos anteriores e, em vez disso, foi objetivo e goleador! Se não fosse o Messi era o melhor do mundo... 

Os espanhóis Xavi e Iniesta são, desde 2008/2009, craques mundiais tendo destaque tanto pelo Barcelona como pela Seleção Espanhola. O primeiro, na minha opinião, é o melhor meia da atualidade e merecia uma Bola de Bronze!

Essa é a minha humilde opinião e, eu acredito, de muitos entendedores do futebol!

Eu voltei...

Olá galera!

Iiiiiih... Faz tempo que eu não apareço por aqui, hein? Já estava passando por uma crise de abstinência de futebol... Pra superar esse mal psicológico só o blog mesmo! Por isso meus caros meu retorno virá com força total!

Ainda tenho quase dois meses de férias pela frente, então eu vou "tirar o atraso"!